36ª Edição da Agrival gerou cerca de 9 milhões de euros de volume de negócios.



Certame volta a superar o número de visitantes das edições anteriores com mais de 140 mil entradas
A maior Feira Agrícola do centro e norte do País, a Agrival, encerrou no passado dia 30 de Agosto, com o habitual espetáculo pirotécnico, perante uma multidão de gente que marcou presença no encerramento da edição 36, marcada pelo sucesso e pelo cumprimento das expectativas.
A 36ª Edição do certame recebeu, ao longo dos 10 dias, mais de 140 mil visitantes. A Agrival ofereceu e deu a conhecer o grande leque de variedades regionais e nacionais, sem esquecer os diversos concursos relacionados com os produtos típicos da região e a 14.ª Mostra Nacional de Gastronomia onde se degustou várias iguarias.
Todas as atividades da Agrival estiveram inseridas num único espaço com cerca de 25 000 m², e que contou com cerca de 350 expositores, desde a produção agrícola à gastronomia, sem esquecer as maquinarias, gado, artesanato, moda, serviços e novas tecnologias.
Também os momentos de cultura e entretenimento marcaram o certame, com atuações de diversos ranchos, grupos de cantares, artistas nacionais e internacionais.
Melão Casca de carvalho, Pão-de-ló, cebolas e Broa voltaram a concurso
Nesta edição da Agrival estiveram em destaque os concursos dos produtos típicos da região.
No dia 24, dia de S.Bartolomeu, decorreu a feira das cebolas, junto ao Sameiro, com mais de 350 toneladas de cebolas. Neste âmbito realizou-se ainda o concurso das “Cebolas” tendo sido atribuído o 1º prémio a Belmiro Rocha. Também neste dia, e apostando na matriz agrícola, decorreu o colóquio “Desafios e Oportunidades para a Agricultura 2020”, organizada pela Confagri (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL).
No dia 25 realizou-se o concurso de “Broa de Milho”, tendo Rosa Oliveira arrecadado o 1º prémio e Emilia Vasconcelos conquistado o 1º lugar do concurso de “Pão-de-ló”. No concurso estiveram à prova 16 broas de milho e 16 regueifas de pão-de-ló, que marcou o maior número de participação nestes concursos.
O concurso “Melão Casca de Carvalho” decorreu no dia 26 de Agosto e o vencedor foi António Almeida.
A 36ª edição da Agrival contou com a presença de Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro, que visitou a Agrival pelo segundo ano consecutivo.
O Primeiro-Ministro Português realçou a Agrival como sendo “um evento que apresenta uma dimensão nacional. Um motivo de satisfação pois realça a vitalidade que todo este sector tem vindo a atingir em Portugal. Temos tido na agricultura, e em toda a fileira agroindustrial, um investimento de qualidade, mas também de grande retorno, que acrescentou emprego qualificado e um maior rendimento disponível para as famílias portuguesas e para Portugal.”
O certame recebeu ainda a visita da Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, e 3 Secretários de Estado, a saber: o Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro; Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias e o Secretário de Estado da Alimentação e da investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A edição 36 da Agrival superou as expectativas. A Agrival continua autossustentável e o número de visitantes ultrapassou os 140 mil. Os expositores, em contacto com a organização, demonstraram o seu contentamento, estando já a pensar na próxima edição. Registamos ainda um aumento de procura no que diz respeito ao sector agrícola, o que demonstra a importância desta montra e a evolução desta área no panorama actual. Esta edição gerou cerca de 9 milhões de euros de volume de negócios, sendo cerca de 2 milhões de euros provenientes da fileira agrícola. A Agrival continua a ser um importante espaço de negócios, mas também um espaço de socialização e convívio. Ao longo dos 10 dias em que decorreu a Agrival 2015, foram muitos os ilustres visitantes que passaram pelo Pavilhão de Feiras e Exposições, registando a segunda visita consecutiva do Primeiro-ministro de Portugal, a visita da Ministra da Agricultura, a visita de 3 secretários de estado (Economia, Alimentação e Administração Local) e ainda o Vice-Ministro da Administração Estatal de Timor Leste. A todos os colaboradores que fizeram parte desta grande organização e aos expositores que continuam a apostar neste certame uma palavra de apresso pela dedicação e empenho que depositam todos os dias para que a Agrival continue a ser um sucesso. “

Créditos vídeo: Satecnosol Media

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem