Agrival 2014 - Maior Feira Agrícola do Norte e Centro do País



10 dias de animação com centenas de expositores,  tradição e gastronomia

Certame vai reciclar, pela primeira vez, toneladas de resíduos das actividades dos bares, da restauração, dos espectáculos e até da exposição do gado

A 35.ª Edição da Agrival, maior Feira Agrícola do Norte e Centro do País, realiza-se de 22 a 31 de agosto, no Pavilhão de Feiras e Exposições, em Penafiel. Durante 10 dias, a região do Vale do Sousa está em destaque, dedicando um dia a cada Concelho, fazendo deste certame uma grande montra do melhor que a região tem para oferecer a quem a visita.

O certame, com cerca de 25 000 m², e que registou no ano passado um recorde de afluência – 140 mil visitantes – reúne, mais uma vez, num único espaço centenas de expositores de produção agrícola, gastronomia, maquinarias, gado, artesanato, moda, serviços e novas tecnologias.

Para além da feira e expositores, a Agrival dedica também um espaço à cultura e entretenimento para todas as idades e gostos com dezenas de atuações e concertos. A edição deste ano conta com atuações do grupo Os Azeitonas (dia 23), o Espectáculo Somos Portugal da TVI (dia 24), Quim Barreiros (dia 25), Zé Amaro (dia 26), Richie Campbell (dia 27), Quim Roscas e Zeca Estacionâncio (dia 28), Paulo Gonzo (dia 29) e Pedro Abrunhosa (dia 30), entre outros.

Como em edições anteriores, alguns dos mais prestigiados produtos regionais vão a concurso. O primeiro concurso, o das Cebolas, decorre no dia 24 (10h00), segue-se no dia 25 a competição da Broa de Milho (16h00) e do Pão de Ló (17h00), também no mesmo dia. O último concurso – Melão Casca de Carvalho – é a 27 de agosto (16h00). Estas competições têm como objetivo valorizar e premiar os melhores dos produtos da região do Vale do Sousa, rica em gastronomia e produção agrícola. Todos os concursos contam com a colaboração de Técnicos da Direção Regional de Agricultura.

A 13.ª Mostra Nacional de Gastronomia também está inserida neste certame, onde se pode degustar os melhores pratos típicos de todo o país, desde Trás-os-Montes ao Algarve e, este ano, com a introdução da região da Galiza/Espanha.

Com um programa diversificado, a 35.ª Edição da Agrival conta também com colóquios dedicados a projetos municipais, no que respeita à agricultura biológica, desde a produção ao consumo. Assim, tem lugar no dia 24, às 10h30, o colóquio “A Agricultura Familiar e a Nova Política Agrícola”, organizado pela CONFAGRI. Já no dia 29, às 16h00, decorrerá o “Fórum Regional da Agricultura: PAC/Programa de Desenvolvimento Rural 2014/2020: Novos Desafios”, a cargo do Município de Penafiel e da Direção Regional de Agricultura.

Este ano e pela primeira vez, em parceria com o pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, a Agrival vai reciclar toneladas de resíduos que resultem da actividade dos bares, da restauração, dos espectáculos e até da exposição do gado, durante os 10 dias.

Ainda nesta edição, a Agrival conta com o “Passeio BTT Agrival 2014”. A iniciativa, organizada pelo “BTT Kunalama”, está agendada para o dia 31 de agosto, às 9h00. Com partida no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, o “Passeio BTT Agrival 2014” consiste num percurso de 35 quilómetros, guiado por GPS. As inscrições (limitadas) podem ser feitas através do site http://www.kunalama.com/ até ao dia 10 de agosto.


Para o Vereador e Presidente da Agrival, Adolfo Amílcar, ”Esta é uma feira que todos os anos surpreende quem a visita e também quem a organiza, pela sua complexidade e constante capacidade de inovar e de atrair mais gente a um certame que é provavelmente o maior do Norte e Centro de Portugal. Estamos a falar de 10 dias de animação de exposição permanente de todo o tipo de produtos e serviços e de um ambiente de festa absolutamente indescritível. É desta forma que Penafiel também se mostra ao País e que consegue capitalizar cada vez mais visitantes. A Agrival, que começou por ser uma feira de exposição, é hoje, seguramente, um produto turístico e de atracão de grande qualidade.”

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem